Estratégia Eleitoral

ESTRATÉGIA ELEITORAL – Quem concorre precisa ter uma

    Não espere bons resultados de uma campanha eleitoral feita ao acaso, improvisada e do jeito antigo, sem pesquisa, sem planejamento, sem profissionais especializados e sem produção de alta qualidade. A campanha moderna requer informações confiáveis para um bom diagnóstico, inteligência competitiva, foco e um posicionamento estratégico eficaz.

    Muitas pessoas confundem marketing com propaganda. Acham que fazer campanha eleitoral é a mesma coisa que fazer publicidade de detergente. Puro engano! No marketing comercial, os produtos de consumo são mais fáceis de serem vendidos. Todos nós temos a necessidade de consumir leite, arroz, feijão, produtos de beleza, higiene pessoal e de limpeza. O consumidor vai ao mercado e já sabe os produtos que quer levar, apenas escolhe a marca. No marketing eleitoral é bem diferente. É o produto (candidato) que tem que convencer o consumidor (eleitor) ao consumo, ao ato de comprar (votar).

    Essa analogia produto/candidato refere-se ao esforço pelo convencimento que cada um faz no mercado para ser o preferido, o escolhido pelo consumidor/eleitor. Em termos de concorrência, o processo é quase igual: cada produto e cada candidato tem suas estratégias (ou falta delas), ressaltando seus pontos fortes e minimizando os fracos.

    Entender essa diferença é fundamental em qualquer planejamento estratégico de campanha eleitoral por dois motivos: 1) a maioria das pessoas (mais de 70%) não tem interesse algum por política, e 2) o produto oferecido (político) tem elevada carga pejorativa no conceito popular.


Diagnóstico Político – comece por aqui

    O primeiro passo para planejar qualquer campanha eleitoral é fazer um bom diagnóstico político. E ele deve ser orientado por alguém com sólida experiência no assunto. Diagnóstico feito por amadores pode destruir uma campanha. 

    Um bom diagnóstico político começa pela compreensão dos sentimentos e percepções dos eleitores comuns, e não pela satisfação de interesses pessoais ou negociações partidárias. O bom diagnóstico preza pelas informações extremamente confiáveis, isentas e sem distorções ou romantismos. Nesse tipo de trabalho não há lugar para amadores. Todo mundo sabe, política é especialidade dos bons políticos, que são hábeis em negociações. Porém, campanha eleitoral é especialidade dos bons estrategistas, que são hábeis em competição pela preferência dos eleitores.

    Um erro comum, cometido por muita gente, é gastar com pesquisas de simulação de intenção de voto muito tempo antes que os candidatos estejam definidos. Simulação de intenção de voto é quando se faz a famosa pergunta “Se a eleição fosse hoje, em quem você votaria?”. Essa pergunta, feita muito longe do dia da votação, pode mascarar a realidade: nomes mais divulgados pela mídia levam vantagem sobre aqueles com menor evidência nos noticiários. Isso cria um falso ranking nas duas pontas.

    Perguntar ao eleitor comum em quem ele votaria, quando os candidatos nem sequer estão definidos, apresentando cenários fictícios de competição, é obrigá-lo a um enorme esforço de imaginação, sobre um assunto no qual ele ainda não tem nenhum interesse. Perguntar em quem o eleitor votaria, muito antes do pleito, produz respostas que são simples chutes, meros palpites sem valor estratégico e que podem levar a decisões erradas. Muito cuidado: resultados obtidos dessa forma não servem para fazer o diagnóstico da situação competitiva.

    Por outro lado, o estudo de potencialidade eleitoral, este sim, tem valor estratégico e ajuda de verdade a planejar uma campanha. Esse é o tipo de estudo que pode - e deve - ser feito com vários meses de antecedência, até mais de um ano antes da eleição. Só ele revela como os eleitores se posicionam em relação aos possíveis candidatos. Analisa cada nome individualmente, sem forçar um falso quadro de confronto imaginário.

    O estudo de potencialidade eleitoral mostra a verdadeira força de cada nome. Revela as diferenças nas possíveis combinações para formação de chapas majoritárias e alianças. Feito com antecedência, esse estudo é muito útil para movimentos de trocas ou filiações partidárias, negociação de apoios e definição de candidaturas mais competitivas. Esse levantamento permite a Segmentação do Eleitorado (veja mais adiante), para identificar os cinco tipos de eleitores e ajudar o candidato a definir os seus alvos com maior precisão.


Os Cinco C´s da Conquista do Voto

    O modelo de diagnóstico político, elaborado pelo consultor e estrategista eleitoral Paulo Di Vicenzi, contempla as cinco dimensões mais relevantes nos processos de análise e planejamento de uma candidatura. Esse modelo de análise se aplica tanto a competições majoritárias quanto proporcionais, em qualquer nível.

    Batizado pelo autor como “Cinco C´s da Conquista do Voto”, o modelo propõe investigar e desenvolver estratégias com base no conhecimento de cinco fatores:
  • Cidadão Eleitor 
  • Candidato
  • Chefe de Governo
  • Concorrentes
  • Cenário
right
    Essas cinco dimensões são apresentadas dentro da figura de um ovo. Trata-se de uma alusão bem humorada à história do ovo de Colombo. “Colocar uma campanha em pé é um processo complexo e exige muito esforço. Porém, depois de feito, todo mundo pensa que era muito simples”, explica o estrategista eleitoral Paulo Di Vicenzi.

    O modelo dos Cinco C´s da Conquista do Voto coloca em primeiro lugar a necessidade de compreender o CIDADÃO ELEITOR, seus sentimentos, suas percepções, seus conceitos, valores e sua visão de mundo.

    Em seguida é feito o estudo do CANDIDATO, através da análise SWOT (veja mais adiante). Repetindo: uma das grandes diferenças entre um produto comercial (serviços ou mercadoria) e um produto político (candidato) é que, para o primeiro, pode-se criar uma história antes de divulgá-lo no mercado, enquanto que, para o segundo, já existe uma história de vida pronta, que não pode ser alterada com facilidade. 

    Um exame da imagem do CHEFE DE GOVERNO (municipal, estadual/distrital ou nacional) também é considerado no modelo, pois o nível de aprovação de uma administração é crucial para determinar se o candidato adotará um posicionamento governista ou oposicionista na sua campanha. Vale lembrar que, em determinadas circunstâncias, tanto um candidato da situação pode fazer uma campanha oposicionista, quanto um candidato de oposição pode fazer uma campanha governista.

    Outro fator dos Cinco C´s contempla os CONCORRENTES, os demais candidatos que disputam a mesma vaga na eleição. Entre outros instrumentos, a análise SWOT também é útil nesse estudo.

    A quinta dimensão estudada é o CENÁRIO, o ambiente político onde ocorre a competição e no qual estão inseridos os outros quatro elementos do modelo de diagnóstico de Paulo Di Vicenzi. Em Cenário são consideradas variáveis como correlação de forças partidárias, histórico de resultados, perfil social, econômico e geográfico, legislação, cultura e mobilização política, entre outros.

    O modelo de diagnóstico dos Cinco C´s da Conquista do Voto é estruturado a partir de um conjunto de informações de diversas fontes, algumas obtidas junto ao IBGE, TSE, TRE´s e demais órgãos, outras em partidos políticos e entidades de classe. Porém, a maior parte das informações e referências estratégicas são buscadas junto ao principal personagem que define um pleito: o eleitor. As ferramentas mais utilizadas para entender o pensamento e o comportamento dos eleitores são as pesquisas qualitativas e quantitativas.


    As pesquisas que a imprensa costuma divulgar são sempre quantitativas (aquelas que apresentam números). Porém, elas são muito pobres em termos estratégicos e praticamente não servem para o diagnóstico e planejamento de uma campanha sem a necessária leitura e interpretação dos detalhes e cruzamentos de dados, algo que só é possível quando se tem acesso completo às tabelas de resultados. Tomar decisões em cima do simples resumo que a mídia divulga é um perigo, um grande erro que muita gente comete por não ter o necessário conhecimento técnico. 

    Por outro lado, as pesquisas qualitativas (aquelas que não apresentam números), não costumam ser divulgadas pela imprensa e são praticamente desconhecidas pelo público em geral e até pela maioria dos políticos. Porém, as pesquisas qualitativas são as mais valiosas para finalidades estratégicas. São poderosas para entender as perspectivas de uma candidatura pelos olhos dos eleitores. Nesse tipo de estudo, as informações são obtidas através de entrevistas em profundidade ou discussões de grupo. A atuação de um especialista em moderação, com sólida experiência nesse tipo de abordagem, é indispensável para que os melhores resultados sejam alcançados.

    As pesquisas qualitativas são muito úteis para a definição de candidaturas, posicionamento eleitoral do candidato e da sua campanha, elaboração de propostas e construção de discursos, avaliação de material de campanha (slogan, jingle e peças de propaganda) e análise dos programas de rádio e TV para o horário gratuito. E essas avaliações podem ser feitas tanto em relação ao candidato interessado como sobre seus adversários.


Posicionamento de campanha – tem que escolher um

    Posicionar sugere a ideia de assumir um lugar no espaço. Posicionamento eleitoral significa ocupar um espaço na percepção dos eleitores, que ajude a atingir um objetivo. Corresponde a identificar e assumir um lugar que ofereça potencial de crescimento, que torne a candidatura competitiva dentro do ambiente de concorrência com os demais candidatos. O posicionamento é composto por três fatores:

    - FOCO - O foco de uma candidatura é, em última análise, a razão mais forte e convincente pela qual os eleitores devem votar em um determinado candidato e não nos outros.

    - IMAGEM - A imagem do candidato, portanto, é um dos elementos-chave no posicionamento da sua candidatura. A primeira exigência que a imagem deve atender é possuir um alto grau de coerência com o foco da campanha e com suas propostas.

    - PROPOSTAS - A proposta de um candidato (majoritário ou proporcional) deve condizer com o foco e a imagem da sua candidatura.



Análise SWOT – monitorando os fatores

    O modelo de diagnóstico dos Cinco C´s da Conquista do Voto serve como base para a definição de um posicionamento da candidatura em termos de imagem, foco e propostas. Todo planejamento de marketing, seja eleitoral ou mercadológico, parte de um diagnóstico preciso sobre o mercado (eleições), as empresas (partidos) e os produtos (candidatos). Um dos componentes de grande valia nessa etapa do marketing é a análise SWOT, sigla que vem das iniciais das palavras inglesas "Strenghts" (forças), "Weaknesses" (fraquezas), "Opportunities" (oportunidades) e "Threats" (ameaças).

    É fundamental que uma análise SWOT seja realizada com certa regularidade - a cada seis meses ou no máximo um ano -, de forma que se possa acompanhar as mudanças ocorridas na imagem do político ou no cenário social. Para visualizar melhor este instrumento, ele se divide em duas partes: a que analisa o ambiente interno (forças e fraquezas do candidato) e a que analisa o ambiente externo (oportunidades e ameaças para o candidato). Vale lembrar que nesta segunda parte os fatores não são controláveis, mas podem ser previstos.

    Os pontos fortes de um candidato podem ser seu histórico pessoal, uma boa gestão num cargo executivo, sua popularidade, recursos financeiros, etc. Os pontos fracos podem ser uma má reputação, baixa popularidade, adjetivos pejorativos, má administração no executivo, falta de recursos e outros.

    Entretanto, a grande virtude da análise SWOT é saber detectar as características e histórico do candidato, que devem ser minimizadas ou exploradas. Se o candidato possui o apoio de um político muito rejeitado, não é seguro divulgar aos quatro ventos a existência desse apoio.


Segmentação do eleitorado – defina o alvo

    Se existe uma prática que a política absorveu do marketing comercial e que ninguém pode mais ignorar, é a segmentação do eleitorado. A importância da segmentação se torna mais evidente em cidades de médio e grande porte. Um candidato a vereador na cidade de São Paulo, por exemplo, não tem as mínimas condições de realizar uma campanha em toda a cidade, que chega a ser maior que diversos países.

    Não podemos esquecer que uma campanha eleitoral tem o objetivo de comunicar a mensagem certa para o eleitor certo. A segmentação do eleitorado, além de ser uma es-tratégia necessária, torna a campanha mais barata, já que o custo envolvido na conquista do voto varia dentro do eleitorado.

    De acordo com o estrategista eleitoral Paulo Di Vicenzi, o planejamento de uma campanha deve considerar a existência de cinco grupos de eleitores:

1 - CRISTALIZADOS A FAVOR - Eleitores que certamente votarão no candidato. Este grupo representa custo menor, tanto em tempo como recursos. São os eleitores que conhecem bem o candidato, não o rejeitam e até o defendem ou promovem seu nome de forma es-pontânea. Então, a chance de voto é bem maior aqui e o investimento deve ser de manu-tenção desses eleitores.

2 - INCLINADOS A FAVOR – Eleitores que poderão votar no candidato. São aqueles que conhecem o candidato e admitem a possibilidade de votar nele, porém sem muita convic-ção. São os eleitores que precisam de mais informações, querem mais referências e motivos para definir o voto a favor do candidato. Existe chance de voto desde que haja investimento em comunicação, relacionamento ou motivação.

3 - INDEFINIDOS – Eleitores indecisos, que podem estar nessa posição por dúvida, desco-nhecimento ou desinteresse, em relação aos candidatos, às eleições ou à política. É um grupo que pode decidir uma eleição, especialmente quando a disputa é acirrada. Sendo a indefinição decorrente de falta de informação ou mero desconhecimento dos candidatos, quem chegar primeiro pode conquistar esse voto. Alta chance de voto com trabalho de abordagem e convencimento.

4 - INCLINADOS CONTRA – Eleitores que poderão votar em um candidato concorrente. São aqueles que conhecem um candidato adversário, simpatizam com ele e admitem a possibilidade de votar nele. Os eleitores desse grupo até podem mudar de opinião, mas será necessário um esforço enorme de convencimento. Relação custo/benefício apertada, recomendando cautela no investimento em busca de votos duvidosos.

5 - CRISTALIZADOS CONTRA - Eleitores que certamente votarão em candidato adversário. Não vale a pena investir nesse grupo. São os eleitores que simplesmente rejeitam o seu nome ou conhecem bem outro candidato e até fazem a defesa dele de forma espontânea. Então, a chance de mudarem o voto é praticamente nula, somente circunstâncias externas de grande impacto poderiam fazê-los mudar de opinião.

    Os INCLINADOS A FAVOR e os INDEFINIDOS são os dois grupos onde devem ser concentrados os maiores esforços da campanha. O “target”, ou eleitorado alvo, é aquele que quantitativamente, somado ao contingente daqueles que já estão CRISTALIZADOS A FAVOR, pode produzir os votos necessários para eleger o candidato.

    No entanto, é necessário segmentar ainda mais o eleitorado para compreender melhor a sua quantidade e localização. Isto será possível com a ajuda de pesquisas quantitativas e das seguintes variáveis: DEMOGRÁFICAS (sexo, idade, etnia, região, religião); SOCIOLÓGICAS (renda, escolaridade, ocupação); POLÍTICAS (partido, ideologia, tendências, opiniões, rejeições) e ATITUDINAIS (valores, opiniões, prioridade, hábitos, crenças).


    Com estas informações, obtidas a partir de pesquisas isentas, confiáveis e representativas, é possível identificar os tipos de eleitores e onde está o potencial de votos que pode garantir a vitória. As pesquisas ajudam a entender o eleitor, revelam onde ele se encontra, o que pensa, qual a probabilidade de votar, valores, expectativas e outros fatores cruciais, permitindo a realização de uma campanha mais personalizada, específica e direcionada, com maior economia de recursos, tempo e dinheiro.


Seja diferente – mais do mesmo não adianta

    Para ser lembrado é preciso se diferenciar. Isso vale tanto para o marketing de pro-dutos como para o marketing de políticos, de governos ou instituições. Ser diferente é fundamental, uma vez que vivemos numa sociedade com excesso de informações e precisamos sempre destacar nossas mensagens e valores. O político moderno tem capacidade de aprender com as lições das grandes marcas do mercado. Omo é diferente porque “lava mais branco”, Volkswagen é diferente porque é “confiável”, Casas Bahia é diferente porque “vende mais barato”, e assim por diante.

    O marketing comercial utiliza essa estratégia para que o consumidor tenha elementos de comparação entre as marcas concorrentes. Se existem dezenas de marcas de sabão em pó, tenho que agregar algum valor ao produto que o torne diferente dos demais, que faça com que ele seja lembrado mais facilmente e de forma positiva pelo consumidor. Só assim ele vai comprá-lo e até pagar mais por ele. E isso precisa ser reavivado na sua memória o tempo todo através da comunicação.

    No marketing político, especialmente no eleitoral, é a mesma coisa. Imagine uma eleição municipal, numa cidade de médio porte, com 20 a 30 vagas na câmara municipal e em média 400 candidatos. Em apenas três meses de campanha, cada candidato a vereador deverá estabelecer dezenas de canais de comunicação com o eleitor, criando assim, um congestionamento de informações. Como o eleitor inicia seu processo de escolha apenas 15 dias antes do pleito e o cérebro humano funciona de forma seletiva – absorvendo apenas o que interessa – grande parte da propaganda eleitoral terá sido em vão.

    Entretanto, se um desses candidatos começar a trabalhar mais cedo e realizar uma campanha diferente, baseada em um bom diagnóstico com planejamento consistente, escolher um posicionamento bem definido e distinto dos demais, adotar uma estratégia eficaz de comunicação, apresentar projetos ou propostas críveis e direcionar seus esforços para os eleitores certos, obviamente ele terá seu nome lembrado no dia da eleição. Para isso, é claro, precisa-se contar com profissionais especializados em cada área: consultoria estratégica, pesquisa, planejamento, comunicação, assessoria política e jurídica. Como diz aquela música: "ado, ado, ado, cada um no seu quadrado!"


Slogan de campanha – o resumo da promessa

    O slogan é um item fundamental em qualquer campanha eleitoral, onde os candidatos têm a difícil tarefa de se diferenciar de vários concorrentes. Um bom slogan deve ser capaz de sintetizar a candidatura e a promessa do candidato em poucas palavras fortes.


    Vejamos a campanha de Barack Obama, com o famoso Yes, we can (Sim, nós podemos). O slogan conseguiu traduzir o espírito de transformação que a sociedade americana desejava após oito anos de Bush. O change (mudança) também acompanhava as principais peças publicitárias da campanha e reforçava a latente rejeição ao continuísmo.

    Antes de tudo, o slogan é peça chave no “mix de marketing” e deve ser condizente com a estratégia da campanha. Por exemplo, se um candidato a deputado estadual segmenta a sua candidatura geograficamente e escolhe uma cidade como seu principal reduto eleitoral, evidentemente que o seu slogan deve fazer referência a esta estratégia e à cidade. Se for uma região ou um segmento de eleitores, a mesma coisa.

    Além disso, o slogan serve para classificar rapidamente a identidade de um candidato. I-maginemos um eleitor, vendo uma faixa de campanha de um deputado estadual com o seguinte slogan: Em defesa da saúde pública. Obviamente, o eleitor que não conhecia tal candidato, passará agora – no mínimo - a identificar a síntese da campanha, que estrategicamente tem a saúde pública como seu principal foco.


    É necessário entender a cabeça do eleitor e o excesso de informações a que eles estão expostos. Uma campanha eleitoral envolve centenas de candidaturas, com milhares de propaganda, nos mais variados meios. E toda e qualquer peça publicitária de sua campanha deve ter o objetivo de identificar e gravar o candidato na cabeça do eleitor, fazendo prevalecer a sua mensagem.


UMA CAMPANHA EM 100 DIAS
    Com um bom diagnóstico político nas mãos e informações de pesquisas confiáveis, com a candidatura posicionada, o eleitorado segmentado e os recursos iniciais garantidos, com a linha de comunicação definida e a equipe de trabalho montada, o candidato deve planejar a execução da sua campanha eleitoral. Mas, quanto tempo é necessário para fazer uma campanha? Isso depende de cada situação. Para alguns candidatos pode exigir um trabalho longo, de vários meses ou até anos. Para outros, que já desfrutem de maior popularidade ou tenham sua imagem reconhecida, esse tempo poderá ser bem mais curto.

    O exemplo que é apresentado aqui mostra quais são as diferentes etapas para uma campanha somam 100 dias, contados depois de terem sido atendidas todas as condições descritas no parágrafo anterior. Logicamente, o tempo dedicado a cada fase e a própria duração total da campanha podem ser modificados, de forma a melhor atender às circunstâncias e condições de cada candidatura.

    É muito importante realizar uma pesquisa quantitativa de intenção de voto imediatamente após terem sido definidas as candidaturas, para saber como os eleitores se posicionam diante desse quadro de competição real. As pesquisas qualitativas também são valiosas para ajudar a entender como os eleitores percebem a imagem de cada um dos candidatos.

Lançamento da candidatura - 5 dias

    O objetivo aqui é tornar a candidatura conhecida e apresentá-la posicionada para a disputa, com o máximo de divulgação na mídia. A inauguração do comitê central da campanha e o evento de lançamento devem ser construídos com profissionalismo, fazendo disso um ato político memorável, uma oportunidade única, onde o candidato demonstrará a sua força e comunicará “a que veio”, qual o sentido da candidatura e porque os eleitores devem votar nele.

    O slogan de campanha, o jingle, a foto do candidato e outros elementos importantes de comunicação devem reforçar o posicionamento do candidato e valorizar ao máximo a sua imagem. É preciso lembrar que o lançamento da candidatura não vai se resumir apenas ao dia do evento. Uma semana de preparação é o tempo suficiente para se buscar um resultado positivo, bem como, repercutir através dos meios de comunicação a realização desse evento.

    As atividades de preparação envolvem a logística de sua organização, os convites para o ato, a informação aos veículos de comunicação, a produção de peças publicitárias para decorar o ambiente e a preparação do discurso do candidato. É importante escolher uma data em que não haja nenhum outro evento importante, para evitar a concorrência com o ato e para que ele possa ser o fato político do dia. Após o lançamento, são realizadas as ações de repercussão do lançamento. Após filmar e fotografar o ato para uso posterior, o trabalho da campanha vai se deslocar para conquistar espaços nas mídias locais, setoriais e de bairros.

Início da campanha - 10 dias

    Nessa etapa ainda é repercutido o lançamento da campanha, tornando o candidato e sua mensagem conhecidos.Nessa fase serão apresentados os principais apoios do candidato, se possível um apoio por dia, para que esse momento de adesão seja ampliado e mostrando ao eleitorado que ele tem chances de vitória.

    Em seguida, o candidato vai partir para reuniões com moradores de bairros, lideranças classistas e segmentos do eleitorado, demonstrando que sua candidatura também conta com o apoio da população. Esse também é o momento ao qual o candidato vai visitar os principais redutos eleitorais, as principais regiões, cidades ou bairros.

Consolidação da candidatura - 15 dias

    Esta fase antecede o período da propaganda eleitoral gratuita. O objetivo aqui é levar a candidatura para a rua e fixar junto ao eleitorado uma organização que a sustente. As atividades do candidato estarão condicionadas a sua agenda, que vai servir como instrumento indispensável para aproveitar com o máximo de racionalidade o reduzido tempo disponível do candidato.

    Nesse momento é importante que se consolide os apoios já conquistados, como as lideranças políticas, os cabos eleitorais, os líderes sindicais, de associações, etc. Em seguida o corpo a corpo deve se intensificar. De preferência auxiliado pelos apoiadores, que criarão as oportunidades. Vale lembrar que em eleições proporcionais o corpo a corpo tem muita importância na decisão do voto.

Desenvolvimento da campanha - 55 dias

    Um balanço entre a fase anterior e a fase de desenvolvimento da campanha será necessário para a aplicação de alguns ajustes na campanha e na equipe, tendo como referência informações de pesquisas. Após esse balanço, o objetivo desta fase será a intensificação do corpo a corpo. É Nesta fase que a candidatura deverá ganhar “corpo” e “movimento”. “Corpo” é a implantação da campanha na sociedade, onde quem apoia precisa mostrar seu apoio e trabalhar para conseguir outros. O “corpo” da candidatura será demonstrado por sua presença na rua e os eventos realizados pelo candidato, como passeatas, carreatas e comícios. Já o “movimento” da campanha significa o ritmo de atividades que vai ser criado. 

Reta final - 15 últimos dias

    Esta última fase da campanha é o momento do tudo ou nada, onde o candidato deverá investir todos os seus recursos, humanos ou financeiros. É o momento de conquistar os eleitores indecisos e cooptar os votos das candidaturas sem viabilidade. Também é o momento de criar uma “dinâmica vencedora”, mostrar para o eleitorado que a candidatura está em ritmo acelerado e tem chances de vitória.

    O trabalho de campo, a distribuição do material de propaganda, as carreatas, os comícios e o corpo a corpo do candidato terá que ganhar uma atenção especial com o aumento quantitativo dessas ações. Se possível for, todas as ações realizadas na fase anterior (desenvolvimento) terão de dobrar em número. Como é comum a indecisão no voto proporcional, a criação de uma peça publicitária de boa qualidade, atraente e clara será de fundamental importância nos dois últimos dias de campanha. O objetivo principal desta fase é passar para o eleitor um clima de vitória, fazendo o candidato percorrer os seus principais redutos eleitorais num curto espaço de tempo.



DEPOIS DA ELEIÇÃO

    Conhecidos os resultados das urnas, o candidato não pode esquecer que eleição é um processo que se repete com regularidade. Se a vitória for conquistada, o candidato sério e responsável não pode virar as costas para o seu eleitorado. Deve procurar meios para agradecer o apoio recebido e, no exercício do seu mandato, cumprir as promessas que assumiu e prestar contas ao público sobre o seu trabalho. Se, ao contrário, a eleição não foi vencedora, o candidato deve identificar e refletir sobre os fatores que determinaram esse resultado, tomando o máximo cuidado para não fazer avaliações precipitadas no calor das emoções.

    É comum que candidatos derrotados joguem a culpa sobre os ombros de apoiadores ou assessores, principalmente sobre o consultor de marketing ou coordenador de campanha. Esquecem esses candidatos que os maiores responsáveis, tanto pela vitória como pela derrota, são eles mesmos. São eles que arregimentam os apoiadores e contratam os assessores. São eles que fazem ou não um bom diagnóstico, para saber se a candidatura é viável. São eles que determinam os recursos que serão investidos na campanha e que aprovam o posicionamento da candidatura e a linha de comunicação. São eles, enfim, com sua história e sua imagem, que se apresentam ao público como candidatos. Muito fácil, portanto, jogar a responsabilidade pela derrota nas costas de terceiros, quando todo o processo foi determinado por suas decisões.

    Muitas vezes, um candidato pode passar por várias derrotas eleitorais até conseguir ser eleito. Isso é normal e temos exemplos disso em eleições de todos os níveis, inclusive presidencial. A perseverança, a disposição para fazer melhor, a organização e a capacidade de articulação são as chaves para quem busca o sucesso eleitoral.

    E, lembre-se: tudo começa com um bom diagnóstico político. Faça isso antes de tudo!

  

6 comentários:

  1. Serei candidato na eleição a Dep. Federal, ano q vem , de que forma poderemos ter uma relação mais planejada, já que estou muito distante, e uma consultoria, seria necessária deslocamento de uma equipe, ou a distancia.

    ResponderExcluir
  2. Por favor, faça contato por telefone ou envie mensagem para o e-mail consultor@divicenzi.com.

    ResponderExcluir
  3. Trabalho com Vereador de 6 mandatos que vem candidato a dep federal. Qro propagar sua campanha, marcar sua posição. como pode me ajudar?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por favor, envie mensagem informando seu telefone com DDD e seu endereço eletrônico para o e-mail consultor@divicenzi.com.

      Excluir
  4. Olá vou assessorar um candidato para a sua reeleição a Deputado Federal. Adorei a sua publicação e gostaria de ter a oportunidade de trocar algumas ideias...Obrigado por sua atenção

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Christiane, conte comigo! Veja mais em http://www.divicenzi.com e em http://www.qualidata.org

      Excluir

Quer comentar? Sua opinião poderá ser publicada após moderação.